Atualmente, o mercado em que as Health Techs estão inseridas ainda está em fase de amadurecimento no país. Todas as tecnologias emergentes, como inteligência artificial, telemedicina e até wearables, que são aplicadas a esses mercados, ainda estão em fase de maturação e vão entregar um grande valor nos próximos 5 a 7 anos. São ótimas oportunidades para investimento, mas precisam de um prazo maior para se fixarem. Olhando para a estrutura de fundos de Venture Capital brasileiros, comumente nosso tempo de mandato de capital é ainda curto quando comparado com o timing das Health Techs. Vemos que, fora do Brasil, há um apetite maior de grandes agentes do mercado, que já conhecem a área e que já absorveram uma visão de longo prazo nesses investimentos. Aqui, estamos começando a desenvolver teses mais focadas em Health Techs, que é um mercado super interessante em termos de tecnologia e inovação.
O mercado no exterior é muito mais setorizado do que no Brasil. É possível encontrar fundos exclusivos para as Health Techs e, por ter a característica de ser um fundo exclusivo para o segmento, eles conseguem montar uma estrutura mais adequada para esses tipos de investimentos. São dois fatores que explicam o número reduzido de fundos específicos para saúde no país: o mercado aqui não é tão amadurecido quanto o internacional e ainda estamos focados em modelos de softwares e digital, que apresentam grandes ganhos e oportunidades.
Existem muitas empresas no segmento da saúde que querem investir no mercado, mas ainda não sabem a melhor forma. Um caminho natural e que poderia ajudar a superar esses desafios seria termos investimentos maciços e formação de base científica, com uma forte estruturação do desenvolvimento acadêmico até sua consolidação em modelos e negócios aplicáveis.. Neste mercado, a capacidade técnica e conhecimento do founder e equipe são de extrema importância. Um outro grande movimento poderia vir das grandes famílias que ainda são ou já foram atuantes na cadeia da saúde e que hoje querem investir em Health Techs mais com uma cabeça de investidoras e menos de criar um negócio, visto que tiveram liquidez e hoje têm capital para poder investir nesse segmento.
A área de saúde tem um potencial gigantesco e o Brasil tem um mercado importante e grande. Hoje o grande ponto é o quanto se consegue amadurecer o mercado no sentido de ter um deal flow de investimentos para a área. O grande desafio de nós, investidores, é como começar, a partir de agora, fomentar as outras adjacências de investimento que são pouco exploradas no país.
Veja mais detalhes em : https://insights.liga.ventures/healthtechs/