Para um processo de Go-To-Market, o modelo mental mais claro de avaliação para nós é o dos PODs de Vendas, criado por Jacco van der Kooij na Winning By Design. Esse framework foi desenhado para empresas SaaS B2B, mas é um modelo teórico que funciona para qualquer tipo de negócio, como um processo produtivo. O POD organiza equipes de vendas em pequenas unidades especializadas — os "pods" — com papéis complementares, como SDRs (topo de funil), AEs (meio de funil) e CSMs (fundo de funil). O objetivo é maximizar a produtividade humana ao focar cada membro em sua principal função e, principalmente, medir a eficiência de causa e efeito. Para escalar de forma sustentável, é essencial contar com processos replicáveis e um alto nível de eficiência humana. O termo POD, vem da engenharia de produção, uma unidade fabril. Uma das melhores referências para processos de GTM ainda é livro A Meta, do Goldrat.
Um dos princípios de velocidade e eficiência na construção de uma empresa é a produtividade humana. Abaixo, cito o princípio #10 que o Edson Rigonatti mencionoucitou no artigo de 2020:
A eficiência de qualquer máquina de vendas depende da produtividade máxima do ser humano executando a tarefa de vendas. Pode ser um programador cuidando do checkout online, um representante comercial no telefone fechando uma venda, um consultor apresentando a solução no escritório do cliente ou um gestor cuidando dos parceiros que revendem o produto. Descobrir a produtividade média desse profissional, contratar e treinar novos talentos para atingirem essa produtividade é a arte e a ciência do crescimento.
Por que as empresas não crescem na velocidade esperada? Porque elas não sabem qual a produtividade humana esperada para cada etapa do funil, qual o tempo médio de ramp up de novos talentos nas tarefas de cada etapa e não tem um pipeline desses talentos prontos para serem contratados.
