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Diário de um VC: a década do Brazilian Storm

A primeira transcendência significativa é que SaaS, Marketplace e D2C — os modelos de negócios mais prevalentes no Brasil — estão morrendo do jeito que os conhecemos. As startups de SaaS estão cada vez mais atraídas pelo modelo PLG — que nada mais é do que uma aproximação do modelo D2C, e além disso, cada vez mais buscam se apropriar das transações que estão adjacentes às suas ofertas (fintech, ecommerce, etc) — que nada mais é do que uma aproximação do modelo marketplace.
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Diário de um VC: a década do Brazilian Storm
Diário de um VC: a década do Brazilian Storm

Foto: Scholtz // WSL


“Existem forças desconhecidas que não nos deixam descobrir do que realmente somos capazes. Elas não querem que percebamos que as coisas que suspeitamos serem extraordinárias sobre nós mesmos, são reais. Eu acredito que todos acordariam se vissem o que aquelas poucas pessoas que assumem os seus talentos conseguem fazer. Acreditar em si mesmo é contagiante. É uma permissão para sermos super-heróis.” Mr. Glass

Eu estava em um pub em São Paulo comemorando o fim de 2014 com meu irmão e amigos, curtindo um pint de Guinness e ouvindo uma banda cover tocando The Killers, quando de repente, a banda parou de tocar e todas as telas começaram a transmitir algum tipo de campeonato de surf. A minha reação, assim como de várias pessoas ali, foi apenas um WTF??!!!

Transtornado de raiva, olhei para meu irmão, que sempre sabe o que está acontecendo no mundo, buscando uma explicação: “é um moleque de Maresias que tem chance de ganhar o campeonato mundial de surf”, disse ele. A galera começou a pirar nas manobras do “cara”, e uma hora depois, parecia que eu estava comemorando o fim da copa de 2002. Na volta para casa, eu só conseguia pensar como eu não tinha estado alerta ao Medina e todo aquele movimento que ele representava.

Tá certo que todo mundo hoje dia sabe o que são startups. Elas estão em todos as mídias. Ou estamos consumindo através delas, ou estamos trabalhando com elas, ou queremos trabalhar para elas ou ainda morremos de vontade de investir nelas. Mas eu ainda acho que a maioria das pessoas vai se assustar nos próximos anos, assim como eu me assustei com o Medina, quando ouvirem que essas startups brasileiras estão conquistando o mundo.

Qual a base da minha convicção que isso vai acontecer? De uma perspectiva Wilberiana, estamos transcendendo dois quadrantes ao mesmo tempo no Brasil: o perfil dos founders e dos modelos de negócio.

A primeira transcendência significativa é que SaaS, Marketplace e D2C — os modelos de negócios mais prevalentes no Brasil — estão morrendo do jeito que os conhecemos. As startups de SaaS estão cada vez mais atraídas pelo modelo PLG — que nada mais é do que uma aproximação do modelo D2C, e além disso, cada vez mais buscam se apropriar das transações que estão adjacentes às suas ofertas (fintech, ecommerce, etc) — que nada mais é do que uma aproximação do modelo marketplace.

As plataformas, ou marketplaces, mais do que intermediar transações, buscam oferecer SaaS para seus clientes para aumentar a sustentabilidade de seus negócios, e além disso, essas empresas estão expandindo na cadeia produtiva, oferecendo o serviço de ponta a ponta de maneira semelhante às empresas de produtos físicos de consumo. E as startups D2C buscam cada vez mais “saassificar” sua relação de modo a criar uma recorrência sistêmica com os consumidores, que depois de mais de uma década usando SaaS no trabalho, buscam o mesmo tipo de ferramentas para as suas necessidades pessoais.

Talvez a melhor tradução desse movimento seja o conceito de Market Networks, criado pelo time da NFX, que é justamente a junção dessas 3 vertentes: SaaS (software) + Marketplace (transação) + Consumo (social). Essa combinação, favorece o que de melhor a tecnologia pode nos entregar: um CAC menor — graças às dinâmicas de geração e conversão de demanda típica das empresas de consumo; um LTV maior — graças ao software que sistematiza a relação, aumentando a margem e longevidade; um CAPEX menor — graças à desagregação da cadeia produtiva; e a possibilidade do tão sonhado Efeito de Rede — o Santo Gral de quem busca construir coisas enormes com eficiência.

A profusão e profissionalismo dos times de SaaS no Brasil criou um pool de talentos e de conhecimento inigualável no mundo. Geralmente liderados por engenheiros, esse tipos desenvolveram o que tem de mais cutting-edge na construção de uma scaleup: product management + growth hacking + customer success. Os times de marketplaces já aprenderam a balancear os dois ou mais lados. E os times de consumo já aprenderam a lidar com as idiossincrasias das redes sociais. Esses talentos e conhecimento já circulam por diferentes tipos de startups, e vão transformar a próxima década.

A segunda transcendência significativa é a incrível profissionalização dos founders operando no Brasil. É como se, em menos de uma década, saíssemos de jogadores da Série B do campeonato brasileiro para jogadores da Copa da UEFA: David Velez, Paulo Veras, Mariano de Faria, Gabriel Braga, Cesar Carvalho, Eric Santos, Florian Hagenbuch, Marcelo Lombardo, Fabricio Bloise, Sergio Furio, Daniel Wjuniski, Alphonse Voigt, para citar apenas alguns, são craques de qualidade global.

Ao lado deles, temos algumas dezenas de atletas que já estão na sua 2a ou 3a jornada, partindo de maneira ainda mais preparada, com times superqualificados. A ambição desses atletas é ainda maior que da geração passada, dado que várias startups brasileiras já conquistaram o mundo. Esses atletas formam novos atletas ainda mais competentes para os seus times e em breve, essas máfias, vão irrigar o mercado de novas oportunidades.

Mais do que tecnologia, esses super-founders estão causando uma mudança comportamental no mundo de negócios, nos ensinando como criar grandes produtos e empresas incríveis. A qualidade aumenta, mas a competição aumenta também. O que era um bom talento, uma boa oportunidade, um bom modelo de negócio, um bom pitch, uma boa tração no ano passado, agora já não o é. Esse é o começo de qualquer Curva J. O tubo vai ser enorme.

Edson Rigonatti

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Edson Rigonatti

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