Há oportunidades cada vez mais latentes em venture capital, em especial na América Latina. Em um relatório publicado pelo Atlântico ("Transformação Digital na América Latina") vemos que há um enorme potencial de geração de valor por meio da penetração de tecnologia na região, tendo uma oportunidade de catch-up de mais de 3 trilhões de dólares ao compararmos com os Estados Unidos.
Sabemos também que a proporção de VC comparada ao PIB brasileiro é muito baixa. Trazendo números, enquanto VC representa 1.01% do PIB nos USA e 1.66% em Israel, mercados mais maduros; na Índia ele representa 0.76%, enquanto no Brasil esse número é de apenas 0.26%*. Ou seja, ainda temos muito o que crescer e explorar no mercado. Estamos apenas começando!
Mas, antes de entrarmos nesses pontos, você sabe exatamente o que é venture capital? Sabe se qualquer empreendedor pode ser investido por venture capitalists ou quais são os termos e condições desses investimentos? Quais as formas de investimento? Como escolher um gestor para investir?
Nas interações que temos com nossos investidores recebemos diversas perguntas, como essas acima, e isso fez com que eu pensasse em construir um material com essas informações de uma forma prática e direta. Meu desejo aqui é compartilhar com vocês, interessados no tema ou em investir em venture capital, o que aprendi nos últimos anos de mercado, trazendo de uma forma mais fluida todo o arcabouço de conceitos, práticas e estratégias do dia a dia de um VC.
Veja este material como um convite para interagirmos. Por isso, deixo aqui um pedido: se tiver qualquer dúvida ou tiver interesse em aprofundar qualquer assunto, me avise :) - o meu e-mail é isabella@astellainvest.com.
*Fonte: OECD e Banco Mundial.
Almanaque do Investidor de VC:
- Introdução
- O Início
- O Jogo de Venture Capital