Venture Capital

A força gravitacional de produtos incríveis

Reading Time:
tempo de leitura:
5
MInutes
minutos
A força gravitacional de produtos incríveis
A força gravitacional de produtos incríveis

Este texto foi publicado originalmente na minha newsletter Venture Pathways, um espaço no qual compartilho ideias e aprendizados com base no que tenho lido e refletido.

Produtos incríveis são como um buraco negro dentro de uma organização, depois que você começa a usá-lo, fica difícil sair e não somente, também sugam outros sistemas e/ou stakeholders. A força gravitacional se resume na criticidade dentro de uma operação. Essa força não é algo que simplesmente acontece, é fruto de um forte product-market-fit, descoberta do modelo de negócio e por fim, estratégia.

Ultimamente, os grandes vencedores são as companhias que conseguem gastar mais na aquisição de novos clientes ao fazer com que aquele cliente valha mais para si do que para seus competidores. Uma oferta multi-produto não só pega carona nessa dinâmica como também está exposto a maiores mercados (TAM) e a melhoria incremental de unit economics pela capacidade de agregação de diferentes produtos (bundling) resultante do cross-sell e aderência do produto. Em outras palavras, produtos incríveis, são multi-produtos e esse artigo procura explorar alguns modelos mentais de como abordar a jornada.

Fonte: Tidemark Capital (Bloomberg + Lone Pine Capital data)

TL;DR:

  • O futuro multi-produto leva tempo, em média, 6 anos;
  • Expansão do produto tem mais valor e força ao acontecer 1 segundo antes ou 1 segundo depois da atividade atual sendo executada;
  • Hierarquia da prioridade de um comprador: vender mais > garantia das operações > redução de custos > aumento de eficiência;
  • Algumas das estratégias de expansão: seguir o fluxo de trabalho, seguir o dinheiro, se tornar o repositório único de algum dado específico ou dados enriquecendo dados.
Vitor Pajaro

Written By

Por

Vitor Pajaro

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.