Foto de John Michael Thomson na Unsplash
A lista dos melhores livros lidos pelo nosso time já virou tradição aqui na Astella.
Ela não tem regras, não estipulamos quantos livros mencionaremos, nem restringimos gêneros ou estilos. Não precisam ser lançamentos ou campeões de vendas. Somente terem sido relevantes para as nossas jornadas pessoais ou profissionais no ano que passou.
Deste levantamento, chegamos a 12 títulos dos mais diversos assuntos. Esperamos que algum destes seja enriquecedor para você.
Boa leitura!
Confira a lista abaixo:
1. Os Erros das Startups - Thomas Eisenmann
"Os melhores aprendizados estão nos fracassos. O autor estudou milhares de casos de Startups que falharam e elencou e entrou a fundo nas razões daquela falha. Oferece framework de análises post-mortem, modelos mentais para analisar riscos, falsa largada e falso positivos, entre outros dos diversos fatores de um fracasso. É um livro muito bom sobre Product-Market Fit." - Guilherme Lima.
Trecho de destaque:
"Um falso positivo ocorre quando o empreendedor, iludido pelo fervor de um punhado de primeiros convertidos (os usuários iniciais), infere erroneamente que há forte demanda no mercado como um todo e pisa fundo no acelerador. Quando a onda seguinte de marketing produz uma resposta morna, o time talvez consiga corrigir o rumo e pivotar para algo que tenha apelo para a grande massa de clientes."
2. O ato criativo: Uma forma de ser - Rick Rubin
"Um livro muito gostoso de ler, sobre o processo criativo. Escrito pelo renomado produtor musical Rick Rubin, que colabora com os maiores nomes da música mundial, como Marvin Gaye, The Temptations, Jay-Z etc..., o livro traz suas reflexões sobre a busca da inspiração e o processo criativo através da forma como olhar e se relacionar com o mundo." - Guilherme Lima.
Trecho de destaque:
“The real work of the artist is a way of being in the world.”
3. Why Empires Fall: Rome, America and the Future of the West - Peter Heather e John Rapley
"A história se repete, ainda que em ciclos longos." - Daniel Chalfon
Trecho de destaque:
"Self-congratulatory bullshit favoured by failing regimes throughout history."
4. Enemies and Neighbours - Ian Black
"Leitura fundamental para entender de maneira isenta o triste momento do Oriente Médio." - Daniel Chalfon
Trecho de destaque:
"Neither party has a monopoly on truth or morality."
5. A Organização sem medo - Amy C. Edmondson
"Trata do tema segurança psicológica de maneira profunda e pragmática." - Ana Rezende
Trecho de destaque:
"As pessoas devem levar seus cérebros para o trabalho e colaborar com os outros para resolver problemas e realizar atividades que estão em mudança perpétua."
6. The Three Laws of Performance - Steve Zaffron e Dave Logan
"O livro conta as premissas para construção de um time saudável e performático" - Ana Rezende
Trecho de destaque:
"Great masters approach their work as a game worth playing: there's passion, intensity and joy of play."
7. Indomável - Glennon Doyle
"É um lindo convite para nós mulheres sairmos da "esteira rolante" de forma autêntica" - Ana Rezende
Trecho de destaque:
"Você não precisa estar feliz o tempo todo. A vida dói e é difícil. Não porque você está vivendo errado, mas porque ela dói para todo mundo. Não evite a dor. Você precisa dela. Ela foi feita para você. Aceite-a, deixe-a vir e ir, permita que ela abasteça você com o combustível que você vai usar para fazer seu trabalho neste mundo."
8. A Morte é um dia que vale a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes
"Ele é uma brisa que nos leva a valorizar o que realmente importa" - Ana Rezende
Trecho de destaque:
“Faltar na própria vida é uma dessas ausências impossíveis de explicar. A conexão consigo mesmo, com o outro, com a natureza, com o mundo à sua volta e com o que cada um de nós considera sagrado exige, antes de tudo, um estado de presença.”
9. Não Fossem as Sílabas do Sábado - Mariana Salomão Carrara
"Amo livros arrebatadores! Daqueles que você se sente emocionalmente conectado do início ao fim. Mariana Carrara foi uma descoberta maravilhosa este ano. Eu não conhecia a autora e virei fã logo no primeiro capítulo desse livro. Recomendo para quem busca uma leitura forte sobre luto, amor e solidão." - Juliana Baranowski
Trecho de destaque:
"É importante para as tragédias que elas sejam descobertas imediatamente, porque cada segundo que elas passam ocultas vira um ano a mais de luto, isso é um capricho que as desgraças têm."
10. Sou Mulher, Sou Líder - Leny Kyrillos e Cássia Godoy
"É uma leitura leve, rápida e bem relevante. No livro, as autoras apresentam o resultado de uma pesquisa com diversas líderes (em diferentes setores - desde política à corporativa) para identificar características comuns de mulheres bem sucedidas em suas jornadas profissionais. Elas passam por aspectos como: comunicação, representatividade, autoestima, questões geracionais, entre outros." - Juliana Baranowski
Trecho de destaque:
"Que essas reflexões, que esses dados, que esses conceitos e que esses depoimentos tão inspiradores nos permitam sermos melhores seres humanos e consequentemente melhores líderes. Dos nossos liderados, das nossas carreiras, das nossas vidas!"
11. A Cabala da Inveja - Nilton Bonder
"Me ajudou a entender e contextualizar minhas emoções em momentos difíceis, além de expandir meu entendimento dos outros." - Edson Rigonatti
Trecho de destaque:
“De três maneiras uma pessoa é conhecida: por meio de seu copo, seu bolso e sua raiva.”
12. A nascente - Ayn Rand
"O livro explora o dilema moral e as consequências do individualismo vs coletivismo. É sobre desafiar as normas sociais e o status quo, ter convicção e não agir contra os próprios princípios em prol de ideais coletivos. É uma reflexão atemporal da nossa história como civilização, em qualquer área que seja, que feitos incríveis só são possíveis através dos heróis arquetípicos que tiveram a coragem de serem contrários e encarar todo o rebanho. E o primeiro passo para que isso seja possível, conhece a ti mesmo." - Vitor Pajaro
Trechos de destaque:
1. "Don't ask for guarantees. And don't look to be saved in any one thing, person, machine, or library. Do your own bit of saving, and if you drown, at least die knowing you were heading for shore."
2. "Freedom (n.): To ask nothing. To expect nothing. To depend on nothing."
Next Episode
Próximo Episódio