Conhecimento Para Founders

O 9° Passo — A Anatomia de um Comportamento

Descrever as diversas máquinas necessárias para o seu sucesso é relativamente fácil. Mas colocá-las para funcionar é um desafio imenso. Isso porque nós e nossos colaboradores temos que realizar nossas tarefas de maneira diferente do que fazíamos até então. Ou seja, temos que mudar nosso comportamento.
Reading Time:
tempo de leitura:
5
MInutes
minutos
O 9° Passo — A Anatomia de um Comportamento
O 9° Passo — A Anatomia de um Comportamento

“Campeões não fazem coisas extraordinárias, eles fazem coisas bem ordinárias. Mas o fazem sem pensar, de forma tão rápida, que os adversários não tem tempo de reagir. Eles seguem os hábitos que aprenderam nos treinos.” Tony Dungy, head coach do Indianapolis Colts

Descrever as diversas máquinas necessárias para o seu sucesso é relativamente fácil. Mas colocá-las para funcionar é um desafio imenso. Isso porque nós e nossos colaboradores temos que realizar nossas tarefas de maneira diferente do que fazíamos até então. Ou seja, temos que mudar nosso comportamento.

Qualquer um que já tenha tentado parar de fumar, ou emagrecer, sabe o quão difícil é mudar um hábito arraigado. Na verdade, nossa vida pode ser descrita como um amontoado de hábitos, já que na busca por economizar energia, nosso cérebro automatiza nossas ações.

Um hábito surge a partir de um estímulo que indica ao cérebro que padrão de comportamento usar, seja de maneira física, mental ou emocional. Se a ação adotada surtir efeito e for apropriada ao estímulo, o cérebro se sente recompensado. E quanto maior a recompensa, mais o cérebro busca maneiras de lembrar o que tem que fazer no futuro.

Com o tempo, esse ciclo de estímulo, ação, recompensa e reafirmação, se torna cada vez mais automático e cria um sistema poderoso de antecipação e ansiedade (as motivações). Quando isso acontece, o cérebro deixa de participar do processo de tomada de decisão.

As rotinas são para as organizações o que os hábitos são para nós indivíduos. E portanto precisamos re-orientá-las de acordo com cada máquina, alinhando as motivações, estímulos, ações, recompensas e reafirmações.

the_hook

Entendendo os elementos da rotina/hábito

1) Motivação: todos nós temos três pares de anseios básicos, que guiam quase tudo que buscamos/evitamos — prazer/dor; esperança/medo e aceitação/rejeição;

2) Estímulo: podem ser qualquer coisa, de um chocolate na gôndola, a um comercial na TV, um momento específico do dia, um determinado lugar, uma sequência de pensamentos, ou a presença de uma pessoa. Em algumas circunstânciam o estímulo é externo como o som do despertador, em outras interno, como quando nosso estômago ronca de fome.

3) Ação: é o ato de realizar a tarefa. Está relacionada à habilidade da pessoa em executá-la.

4) Recompensa: pode ser: uma coisa tangível como comida ou remédio que responda aos estímulos de fome ou dor; ou intangível como o sentimento de orgulho que segue um elogio.

5) Reafirmação: o amor é fruto do trabalho. Quanto mais nos esforçamos em uma determinada atividade ou rotina, mais a amamos e a valorizamos. Nosso cérebro busca ser consistente com nossas ações passadas.

Mudando as rotinas e implementando as máquinas

1) Ninguém sente prazer com a expectativa de mudanças. Fazemos o possível para evitar a dor que elas possam causar. Por isso não mudamos! A melhor maneira de criar motivação para a mudança é provocar a esperança de um futuro melhor mostrando que esse futuro existe. Visite como seu time a alguma empresa que tenha uma das máquinas funcionando.

2) Uma das maneiras mais eficientes de estimular o comportamento certo (dar aquele empurrãozinho!) no mundo corporativo é usar poka-yokes. Sabe aqueles adesivos tipo “empregados devem lavar as mãos”? São dispositivos a prova de erros! Que tal uma home screen com “CEOs devem gerar 10 leads por dia”, ou “empreendedores devem conversar com 10 clientes por semana”, ou até mesmo “founders never give up”?

3) Existem duas maneiras de aumentar a capacidade de uma pessoa executar uma rotina: treinando-a ou tornando a tarefa mais simples e fácil. Quanto mais simples e intuitivo, menor a necessidade de treinamento. Por quê não eliminar as fricções (tempo, dinheiro, esforço físico, esforço mental, esforço social) que dificultam as rotinas?

4) Genericamente, podemos dizer que há 3 tipos de recompensas: da Caça (dinheiro, que preenche nossa necessidade de comprar coisas), da Tribo (elogios, que preenche nossa vontade de sentir-nos querido, pertencente, importante, incluído) e do Ego (conquista, já que fazemos qualquer coisa para ver algo terminado, completado). O seu arsenal para recompensar sua equipe, é muito maior do que você imagina!

5) Cada vez que você faz um post no Facebook, Twitter, Pinterest, etc, fica cada vez mais difícil você abandonar essa plataforma. Cada post é uma reafirmação. Anotar a “produção do dia” em um dashboard de performance é uma das melhores maneiras da equipe reafirmar o compromisso com as metas.

Quando alguma coisa não funciona na nossa empresas, algum destes elementos está faltando. Quando queremos mudar ou melhorar algo, todos esses elementos tem que ser considerados. Domine o Poder do Hábito!

Edson Rigonatti

Written By

Por

Edson Rigonatti

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.