Não é novidade que o Brasil é o país das fintechs. Com uma população numerosa e altamente conectada – 87% dos brasileiros acessam a internet e 97% possuem celulares - o país oferece uma base sólida para inovação digital.
Além disso, a infraestrutura do mercado financeiro brasileiro é muito robusta, sendo um dos sistemas mais desenvolvidos do mundo. Em parte, esta é uma herança da luta contra a hiperinflação e da necessidade de proteger-se contra sofisticadas práticas de crimes e fraudes.
O número de clientes pessoa física de serviços financeiros no Brasil continua em ascensão, chegando a quase 100 milhões de brasileiros acessando serviços bancários digitalmente e 150 milhões de clientes ativos. Esses números refletem o tamanho da oportunidade do setor e destacam o potencial de mercado ainda disponível para novos serviços e inovações financeiras.
No material abaixo, debrucei sobre os dados que demonstram os motivos pelos quais o Brasil é um terreno próspero para inovações financeiras no Brasil.