No início, cada um fazia o seu. Então, alguém resolveu terceirizar, para que outro o fizesse em seu lugar. Mas a tarefa nunca era feita do jeito que esse alguém queria. Deus criou então o Product Manager, que percebeu ser possível padronizar aquela tarefa, tornando-a tangível, padronizada e consequentemente estocável. Assim ele não deveria estar presente na próxima vez em que alguém precisasse daquilo. Ao “produtizar” aquela tarefa, ele criara o primeiro produto.
A iniciativa foi tão bem sucedida, que ele resolveu recrutar mais pessoas para produzir mais daquele produto. Na esteira do sucesso, ele decidiu então “produtizar” outras tarefas e contratar ainda mais talentos, para cuidar de uma linha de produtos cada vez maior. Novas ideias de tarefas a serem “produtizadas” não paravam de chegar. As perspectivas não poderiam ser melhores.
Mas aí tudo começou a dar errado. As ideias de novos produtos e funcionalidades não eram tão boas e relevantes, a equipe não produzia exatamente o que era pedido, e o Vizir vendo todo aquele sucesso, resolveu competir investindo sua vasta riqueza para contratar muito mais gente do que ele tinha disponível.
Deprimido, desolado e preocupado, ele subiu até o pico da montanha mais próxima em busca de um sinal divino. Deus, em sua infinita bondade, ajudou-o a talhar em pedra Good Product Manager, Bad Product Manager.
Aquele momento de epifania o ensinou que era seu dever, e de mais ninguém definir quais tarefas deveriam ser “produtizadas”; e gerenciar aquelas pessoas tinhosas que desenvolviam e melhoravam continuamente os produtos.
Ele teria que aprender a conhecer melhor as necessidades e vontades daqueles que buscavam terceirizar suas tarefas, a influenciar e liderar todos os envolvidos, a tolerar a ambiguidade inerente das coisas novas, a melhorar os processos, e a ter atenção especial aos detalhes.
A persistência e dedicação foram aos poucos dando frutos. Confiante de poder oferecer um produto melhor, mesmo que com menos recursos do que o Vizir, ele começou a preparar talentos para que pudesse delegar a tarefa de Product Management, e assim escalar ainda mais rápido.
Alguns aprenderam com a Jawbone como criar produtos que as pessoas amam. Outros, mais autodidatas, trilharam a ementa de Product Management 101 de Harvard.
Com um processo bem definido e uma equipe preparada, ele agora poderia focar no seu maior sonho: um IPO na bolsa de Damasco!
“Inovação não tem nada a ver com quantos dólares de P&D você tem. Quando a Apple criou o Mac, a IBM investia 100 vezes mais em P&D. Não é o dinheiro que importa. O que importa são as pessoas que você tem no time e como você as lidera. “ Steve Jobs