Conhecimento Para Founders

O 31° Passo — O Sistema Nervoso

O sistema de informação está para uma empresa assim como o sistema nervoso está para o corpo humano: é o elo que conecta as diversas partes de uma organização, transmitindo os sinais e coordenando as ações e reações ao meio ambiente.
Reading Time:
tempo de leitura:
2
MInutes
minutos
O 31° Passo — O Sistema Nervoso
O 31° Passo — O Sistema Nervoso

O sistema de informação está para uma empresa assim como o sistema nervoso está para o corpo humano: é o elo que conecta as diversas partes de uma organização, transmitindo os sinais e coordenando as ações e reações ao meio ambiente.

Tal sistema permite que dados sejam captados, transformados em informação e apresentados para uma tomada de decisão. Essas informações, ou métricas, são o insumo básico para os processos de gestão, governança e compliance.

Como dito por Peter Drucker: “Não se pode gerenciar o que não se pode medir”; e assim como o corpo humano ao longo do seu desenvolvimento aprendeu a captar e processar apenas os elementos importantes para sua sobrevivência, temos que ensinar a nossa organização a ver, escutar e sentir o que se passa ao nosso redor, mas medir apenas aquilo que mais interessa.

Assim podemos identificar qual o maior risco a nos ameaçar neste exato momento e agir para mitigá-lo. É por isso que uma boa métrica é aquela que nos causa uma mudança em nosso comportamento e nos diz se o risco foi ou não endereçado.

Existem dois tipos de sinais que nos ajudam a identificar os riscos: os indicadores de tendência (leading) e os indicadores de resultados (lagging). Esses últimos são os que nos mostram o que aconteceu no passado (ex: demonstrativos contábeis) e são importantes para confirmar se existe um padrão (ex: comparativos de orçado vs. realizado). Os primeiros são os que nos indicam a evidência de eventos futuros (ex: dashboard operacional), e são importantes para apontar se algum padrão está prestes a ocorrer.

Como criar um sistema de informação:

Planejamento: para arquitetar um sistema de informações, é imprescindível mapear o formato como os dados serão capturados e as informações apresentadas. Quando foi a última vez que você reviu com seu contador o seu plano de contas e os seus centros de custos? Você tem um dashboard operacional, seja para SaaS, marketplace ou e-commerce?

Capturando dados: o maior desafio para ter um sistema de informações funcional é garantir que transações financeiras e eventos operacionais sejam capturados. A melhor maneira de lidar com tal desafio é municiar nossa empresa com ferramentas de workflow para as mais diversas finalidades (ex: ERP, CRM, Folha/HR). As ferramentas mais modernas como Omie e RD Station, ambas empresas do nosso portfólio, capturam transações e operações, evitando a inércia da digitação de dados;

Visualizando dados: a partir do processo de captura de dados, é possível contar com ferramentas como Cortex ou Klipfolio para visualizar e disponibilizar as métricas para toda a equipe e stakeholders, permitindo ação imediata.

Quais são os principais riscos que ameaçam a existência da sua empresa? O seu sistema nervoso funciona? O que você vai fazer de diferente hoje?

Edson Rigonatti

Written By

Por

Edson Rigonatti

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.