Existem três maneiras de você arrancar o máximo dos seus talentos: treinamento funcional, treinamento gerencial e feedback constante. Treinar, direcionar e orientar são simplesmente a melhor maneira de um gestor criar alavancagem, ou seja, fazer mais com menos.
Treinamento funcional é composto por todo conhecimento e ferramental que seus talentos precisam para realizar suas tarefas: vendas, marketing, programação, atendimento, etc. Já o treinamento gerencial, os prepara para liderar suas equipes e serem cada vez mais eficientes. Por fim, dar feedback é corrigir a direção ao longo do caminho e permitir que as pessoas percebam suas dificuldades e oportunidades.
Infelizmente, a maioria de nós acredita que criar um programa de treinamento é uma realidade distante que consome muito tempo e energia. Afinal temos que vender, falar com investidores, yada, yada, yada. Criar então um treinamento e passar horas treinando é impossível; mas estar muito ocupado para treinar seria o equivalente a estar muito faminto para comer!
A única maneira de estabelecer uma cultura de treinamento em sua empresa de bilhão (caso não seja isso o que você busque, desconsidere esses conselhos!) é você ser o professor! E para se tornar um bom professor e/ou mentor, temos que lembrar que os grandes mestres:
- Tornam o aprendizado engajante;
- Amam o tema que ensinam;
- Tem um conhecimento profundo sobre o tema;
- São super organizados;
- São intensos;
- Sabem que seus alunos merecem reconhecimento a cada pequeno passo;
- Tratam todos os alunos com respeito;
- Acreditam que todos querem aprender (só precisam descobrir como!);
- Adoram estar com seus alunos;
- Sabem que devem customizar o ensino para cada aluno.
Como se tornar um Mestre Ninja para sua equipe:
- Defina com cada direto qual a necessidade imediata de treinamento funcional. Que conhecimento ou ferramenta nova mais ajudaria ele/ela no curto prazo?
- Busque trilhas de aprendizado (learning paths) para o tópico em questão. Por exemplo, se o seu CTO desejasse incrementar suas habilidades de gestão de projeto, bastaria você buscar “learning path project management” no Google e voilà, temos um currículo pronto.
- Achou caro o curso online? Que tal buscar no YouTube a primeira aula da trilha Introduction to Project Management?
- Defina uma pauta de treinamento gerencial (learning path) para aplicar a toda sua organização, como por exemplo a Pirâmide de Desenvolvimento de Liderança.
- Que tal replicar passos 3 e 4 para um dos temas da Pirâmide ao mês para toda sua equipe?
- Defina uma pauta e frequência de feedback. Não limite feedbacks às críticas. Não tenha medo de ser prolixo em correções diárias (vire a direita, siga reto).
- Quando correções mais significativas (e críticas) se tornarem necessárias, faça-o de maneira estruturada: How to give McKinsey-style feedback.
- Lembre-se que para cada uma crítica, antes você tem que fazer três elogios!
“You haven’t taught until they have learned.” Coach Wooden