Nas empresas, assim como no esporte, o papel de cada jogador em seu time e, a maneira como eles estão organizados, tem um impacto profundo no resultado da sua jornada. Infelizmente, para a maioria de nós, estes papeis não são estabelecidos através de planejamento, mas sim por decisões adhocs no dia-a-dia.
A organização, ou esquema tático, como parte do processo de gestão de talentos, é um guia de como as pessoas devem se portar e qual é o fluxo esperado das informações. Quanto menos estruturado este fluxo, mais difícil fica para cada jogador saber para onde lançar a bola em determinadas situações. Quanto mais claro o esquema tático, mais fluido fica o trabalho de cada talento e mais fácil é adicionar novos talentos, e portanto escalar o time.
Existem três decisões básicas para estruturar sua arquitetura organizacional:
i) Quais serão exatamente os papeis e as responsabilidades de cada posição;
ii) Qual será o arranjo de coordenação e supervisão dentro dos grupos (hierarquia) e;
iii) Quais serão as relações entre os grupos (funcional, matricial ou holocrático).
É relativamente fácil definir os papéis do goleiro (financeiro), da defesa (produto) e do ataque (marketing e vendas). Mas determinar a função do líbero (product manager) em relação ao zagueiro (developer) ou do meia-atacante (marketing) com o centro-avante (vendas) é um enorme desafio. E quando o clube não tem dinheiro para contratar todas as posições, e os jogadores tem de preencher mais de uma posição ao mesmo tempo, fica mais complicado ainda.
E quem decide qual jogador vai bater a falta ou o pênalti? Que funcionalidade vai entrar no sprint dessa semana? Que nicho de mercado a empresa irá atender? São mais de 35,000 decisões por dia. Não seria ótimo automatizá-las?
Como orquestrar os diferentes grupos? 1–1–8, 3–2–2–3, 4–2–4, 4–3–3, 4–4–2 ou 3–5–2?
Marketing junto com vendas? Vendas e produto? Produto e desenvolvimento? Pessoas e financeiro?
As três decisões básicas (papéis/responsabilidades, hierarquia e organograma) definem o fluxo de informação e conhecimento, facilitando os processos decisórios. Esse é exatamente o propósito de delinear a estrutura organizacional. Tomar decisões difíceis de maneira estruturada, algumas vezes no ano, para que milhares de pequenas decisões no dia-a-dia fluam de maneira a não travar a empresa com suas “Máquinas”.
Criando o seu Esquema Tático:
- Por que não se inspirar (famoso copy-and-paste) em job descriptions prontos? E sim, existe um SaaS para isto: http://www.hrtms.com
- Ou listar 4 ou 5 tarefas básicas para cada função em um arquivo no Google Docs para torná-las vivas e editáveis?
- Que tal uma reunião essa semana com todos seus diretos para entender quais são as “bolas divididas” existentes entre as pessoas e as equipes?
- Aceitar que na era do Agile, Scrum, Customer Development, Lean Startup, etc., é quase inimaginável pensar que os papéis, hierarquia e organograma vão ficar estáticos por mais de um trimestre?
- Considerar a holocracia como uma alternativa para esse fluxo continuo de mudanças, assim como Zappos, Medium e outras?
- Adicionar aos rituais da sua equipe uma revisão trimestral das questões relacionadas a estrutura organizacional?
Vai que é tua Tafarell!!!!