Institucional

Nosso Investimento na SumOne

Segundo Scott Galloway, existem três tipos de empresas: 1) negócios da economia tradicional que vendem um produto que se desvaloriza com o uso 2) negócios exponenciais que vendem um produto digital que se valoriza com o uso, 3) negócios uber-exponenciais que vendem produtos que fazem as empresas da economia tradicional se tornarem exponenciais.
Reading Time:
tempo de leitura:
4
MInutes
minutos
Nosso Investimento na SumOne
Nosso Investimento na SumOne

Segundo Scott Galloway, existem três tipos de empresas: 1) negócios da economia tradicional que vendem um produto que se desvaloriza com o uso 2) negócios exponenciais que vendem um produto digital que se valoriza com o uso, 3) negócios uber-exponenciais que vendem produtos que fazem as empresas da economia tradicional se tornarem exponenciais.

Como investidor, o que não falta são empresas que, travestidas de digital, apenas exploram negócios do tipo 1. Felizmente, cada vez mais encontramos empreendedores que tenham negócios do tipo 2 ou do tipo 3. Mas realmente raro, é encontrar oportunidades que sejam do tipo 2 e 3 ao mesmo tempo.

Foi no RD Summit de 2017, que tivemos a sorte de conhecer pessoalmente o Lucas Prim, fundador e CEO da Sumone, uma dessas raras empresas que são as duas coisas ao mesmo tempo: a Sumone oferece ao pequeno varejo, as ferramentas necessárias para que ele se relacione com seus clientes com a mesma eficiência e experiência que as grandes empresas do mundo digital (tipo 3). E a cada novo estabelecimento atendido, centenas de consumidores se adicionam a base da Sumone, permitindo que o pequeno varejo opere ainda melhor e seja mais competitivo que seus concorrentes (tipo 2).

Mas não foi isso que enxergamos nesse primeiro encontro. E talvez eles ainda não tivessem esse posicionamento matador logo no início da jornada. Na verdade, na primeira vez que recebemos o contato deles em nosso site, em maio de 2016, o produto era um gestor de programa de fidelidade, e praticamente ignoramos a oportunidade, simplesmente registrando em nosso CRM: “mercado vermelho. sem vantagem comparativa. time em formação’.

Mas o Lucas tinha visto algumas palestras da Astella e lido alguns dos nossos materiais e nos pediu um call de mentoria em Abril de 2017. Adoramos a honestidade intelectual do papo e registramos: “cara sensacional. 2nd-timer. mas ainda não encontrou o product-market-fit”. Nesse papo, estava claro o desafio: conseguir capturar os dados transacionais do estabelecimento.

Quando nos encontramos em novembro no RD Summit , ele nos contou sobre os diversos sprints de testes que o time conduziu para endereçar o desafio, e nos mostrou o hack: um software que capturava os dados na tela do varejista!. Como não se apaixonar por um herói que invade o castelo pelo esgoto??????

E como não pirar quando você aparece no acampamento dos guerreiros, e encontra uma tropa liderada por co-founders ph@#ásticos? Cadu motivando a infantaria de inside-sales. Paulo coordenando o time de citizen success. E o Marvio costurando o apoio de alianças estratégicas.

Começava assim uma jornada para validar aquelas impressões e conquistar o coração dos empreendedores que iriam a mercado fazer uma captação: o mercado parecia incrível e inexplorado, empreendedores eram vorazes pelo conhecimento, o produto era 10x melhor que qualquer outra alternativa, o pod de inside sales mostrava uma boa produtividade e a geração de leads já era proprietária.

Qual a grande batalha? Assim como os empreendedores, acreditamos que a tecnologia não mais servirá para sucumbir o varejo tradicional mas sim para fortalecer a importância e presença das lojas físicas.

A SumOne hoje é um sistema de marketing para negócios locais que traz a experiência de engajamento e recorrência do cliente final para o varejo offline. Ela ajuda o pequeno e médio varejista a entender seus clientes e engajá-los nos momentos anteriores e posteriores à presença na loja.

O varejo offline tem sim alguns detratores importantes se comparados com o varejo online — todos eles relacionados a experiência dos consumidores, tanto durante o momento de compra nas lojas, quanto no processo de avaliação de alternativas e engajamento com as marcas. É fato que a experiência de compra no varejo físico tem se mantido praticamente a mesma há várias gerações.

Mas o pequeno varejo já começa a usar tecnologia para aumentar a visibilidade operacional e personalizar a experiência do cliente no ponto de vendas. A SumOne surgiu para ajudar o varejo offline a se adaptar a essa nova dinâmica,..

Esses um pouco mais de 2 anos de relacionamento podem parecer um tempo longo. Mas é incrível você ver um time iniciando a jornada, aprendendo com os primeiros erros, evoluindo e construindo o princípio de uma história exponencial.

Ter sido escolhido pela Sumone (empreendedores, time e investidores) nos torna um fundo ainda melhor. Vamos nos dedicar para catapultar ainda mais essa história e ajudá-los a conquistar vários outros castelos, reinos, impérios…Let the game begin!

Laura Constantini

Written By

Por

Laura Constantini

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.