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Nosso Investimento na Estoca

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Nosso Investimento na Estoca
Nosso Investimento na Estoca

Por Laura Constantini e Lucas Abreu

"Behind it all is surely an idea so simple, so beautiful, that when we grasp it – in a decade, a century, or a millennium – we will all say to each other, how could it have been otherwise?" - John Archibald Wheeler

A transformação e digitalização do setor de logística em um país como o Brasil será um daqueles eventos que ao olhar para trás daqui alguns anos vai nos parecer óbvio? A nós, parece que sim. O setor é responsável por mais de 25% do PIB no Brasil sendo que a indústria de galpões e a atividade de fullfilment equivalem a 34% desse total (8,5% do PIB) e o transporte de mercadorias na última milha (entre galpões e o beneficiário final) fica com aproximadamente 25-28% desse total (6,3% do PIB). (1)

A falta de tecnologia ou ferramentas que tornem os processos mais eficientes no setor de logística e fullfilment no país nos surpreendeu quando começamos a olhar para o setor. O crescimento do ecommerce e marcas digitais (digital native brands) trouxeram uma complexidade maior para as operações de suporte às vendas - todo o esforço que garante uma experiência impecável ao consumidor da compra até o recebimento da mercadoria. Observamos que os galpões ainda usam sistemas de WMS (warehouse management system) on premise - sistemas antigos, fora da nuvem, carentes de integração com outros softwares e outras unidades de negócios e com pouquíssima flexibilidade que são inerentes ao mundo digital.

A Estoca é um integrador logístico que está digitalizando o supply chain agregando provedores de fullfilment e logística de última milha (3PL) aos sistemas de gestão de seus clientes.
  Essa rede de provedores de serviços integrada na plataforma da Estoca é capaz de entregar para seus clientes - e-commerces e marcas - eficiência, transparência e, posteriormente, inteligência para gestão de estoque e de oferta regionalizada. 

A plataforma nasce como um serviço de infraestrutura as a service (IaaS), cobrando por pedido, o que garante aos clientes a flexibilidade de uso de espaços de armazenagem exigida para um mundo tão dinâmico como o atual. A Estoca vai garantir às operações de armazenagem e movimentação de mercadorias o que o cloud storage garantiu ao armazenamento de dados.

Por que agora? Porque logística é o principal gargalo do e-commerce no Brasil.

O e-commerce é uma tendência inevitável. De acordo com o EuroMonitor, em 2021 estima-se que o total movimentado foi de R$ 154 bilhões e espera-se que até 2024 o volume total seja de R$ 220 bilhões, representando um CAGR de 22%. A pandemia amplificou a tendência de compras online - hoje o e-commerce representa ao redor de 12% do faturamento total do varejo no Brasil (versus 5% em 2019) e deve continuar aumentando a relevância ao longo do tempo.O Morgan Stanley estima que a representatividade do e-commerce na América Latina vai chegar a 20% nos próximos 5 anos. Na Coreia do Sul, por exemplo, as vendas online já representam 37% de toda a atividade do setor, podendo chegar a 45% nos próximos cinco anos graças a uma infraestrutura de pagamentos e logística bem desenvolvida. 

A infraestrutura de meios de pagamento no Brasil já é bastante competitiva em comparação ao restante  do mundo, ainda mais com o open banking, e não deve ser um gargalo para o crescimento do e-commerce. No entanto, o mesmo não se pode falar do gargalo em fulfillment e logística. De acordo com a McKinsey, os custos de logística atualmente representam de 12% a 20% das receitas de e-commerce e esse número provavelmente continuará crescendo - para 15% a 25% em um futuro próximo.

Dito isso, apenas no setor de e-commerce, a logística (armazenagem e transporte, principalmente) representam uma oportunidade de mais de R$ 30 bilhões que cresce 22% ao ano.

Por que a Estoca?

A Estoca foi fundada por Caio Almeida e Rodrigo Cava que se conheceram no Uber Eats e fizeram parte do time que expandiu as operações do Uber para esse segmento. Ambos adquiriram experiência em suas respectivas áreas de atuação sobre a importância da eficiência nas operações de entrega e última milha. Quando decidiram empreender, entenderam que o e-commerce e operações correlatas também precisavam de soluções que destravassem um gargalo extremamente importante:o fulfillment e a entrega. Foi então que criaram a Estoca já com o preceito de ter tecnologia proprietária em todas as etapas do processo - WMS (warehouse management system), TMS (transportation management system) e OMS (order management system). Ou seja, a tecnologia da Estoca permite fazer a gestão e acompanhamento do pedido durante todo o processo de forma integrada e flexível com os diversos fornecedores.

Acreditamos ter uma oportunidade grande de integração entre os segmentos de e-commerce e varejo no Brasil a uma rede de armazéns e transportadoras e de terceiros através da tecnologia da Estoca. Dado que a empresa é capaz de agregar inteligência para roteirização e escolha dos melhores operadores em todas as etapas do processo, isso permite a gestão do pedido e deslocamento da mercadoria de forma  mais eficiente e transparente do que as alternativas existentes,. A Estoca vai poder agregar valor para vários elos da cadeia de supply chain: (1) clientes de e-commerce e varejo que precisam de armazenamento e logística flexível para fazer com que suas mercadorias cheguem nas mãos do cliente final e (2) aos detentores da infraestrutura, tanto de armazenamento quanto de logística, ao agregar inteligência e promover um uso mais eficiente desses ativos. 

Ao integrar operadores de última milha em sua plataforma, o sistema da Estoca é capaz de orquestrar as transportadoras de forma que o cliente pode escolher o fornecedor mais adequado para cada rota/entrega e para o SLA demandado (ou pode permitir que o sistema roteie para a opção mais barata, de acordo com as condições e premissas determinadas). Ao oferecer flexibilidade e inteligência de orquestração, a startup já provou que consegue trazer redução de custo ao redor de 20% para seus clientes. A Estoca tem como objetivo dar às marcas uma maneira de competir com os marketplaces como Amazon e Mercado Livre, que garantem nível de experiência de atendimento e entrega elevados. Ou seja, ao entregar experiência adequada para as atividades de suporte à venda, a Estoca fortalece a tendência de descentralização e alternativas de vendas e distribuição aos grandes marketplaces - como a tese da Shopify. 

O nível de experiência de compra estabelecidos pelos marketplaces e as possibilidades de venda por diversos canais (omnichannel) colocaram imensa pressão sobre as empresas para manter cadeias de suprimentos mais ágeis e eficientes. Quanto maior a rede e infraestrutura conectada e integrada à Estoca, maior o valor agregado oferecido aos clientes. Cada novo galpão conectado, menor o tamanho médio da última milha, e maior a inteligência sobre demanda e comportamento do consumidor por região e tipo de produto.

Nossa expectativa é que nos próximos anos a Estoca consiga cobrir o território nacional que corresponde a 80% do PIB e garantir entrega de qualquer ponto para qualquer ponto em no máximo 2 dias.

Laura Constantini

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Laura Constantini

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