Toda vez que paramos para pensar na complexidade do nosso dia a dia constatamos que o desafio é sempre o mesmo: trabalhar com as pessoas. Como é difícil!! Mas aí lembramos que para o empreendedor é também muito difícil, e então recompomos para poder desempenhar nosso papel: ajudá-lo.
Tivemos um trimestre bastante intenso. Temos empresas em diferentes estágios e em situações muito diversas — várias em fundraising, algumas pivotando e incrementando seus produtos e uma em recuperação judicial.
Quando nós iniciamos uma nova jornada ao lado de um time, nossa expectativa é que eles estejam construindo algo excepcional. E é através do nosso suporte e ajuda a esses times que nós esperamos contribuir para o mundo. Para que nossa parceria com cada time funcione, precisamos entender os limites, esperar pelos momentos de angústia e euforia, provocar epifanias e ler nas entrelinhas, dentre outros.
Se cada empresa tem características extremamente distintas porquê os modelos de negócios, soluções e mercados consumidores são diferentes; as jornadas são movidas pelos mesmos incentivos: todos nós tememos a dor e a morte, e todos nós desejamos o amor, a felicidade e a glória.
Se lidar com esses altos e baixos é complexo, lidar com várias montanhas-russas ao mesmo tempo é mais difícil ainda. Manter a cabeça fresca e saber orientar no meio do caos, requer um afastamento emocional incrível, em especial quando o empreendedor parece fazer tudo absolutamente diferente do que você acharia certo. E como evitar os vieses mentais que atrapalham?
Diante das dúvidas uma vez nos voltamos as figuras dos heróis e heroínas. E foi quando começamos a tratar de cada empreendedor como um herói diferente e a entender os diferentes momentos de cada jornada que tudo foi transvestido de romance e nós trouxemos leveza para a nossa própria jornada.
Não nos falta ambição. Além de sermos mestres, nós queremos poder trazer as armas secretas para cada time de heróis. E é assim que trabalhamos para traduzir conteúdo e conhecimento em algo executável. Nada nos separa de nossos personagens. Fazemos parte de uma única jornada. Que o nosso legado seja medido pelos feitos de nossos heróis.
E é assim que o trimestre termina com resultados positivos para a maioria das empresas do portfólio da Astella. Se você é cotista do Journey II ou do Journey III pode acessar a página de Relações com Investidores para saber mais detalhes da nossa jornada.