As melhores saídas são das empresas que são compradas e não vendidas, ainda que tudo seja uma questão de ótica. Mas para que isso aconteça, é preciso criar a opcionalidade para os possíveis outcomes do negócio, de preferência, de maneira que gere valor no caminho, seja via inteligência ou via GTM/produto através de alianças estratégicas.
“Luck is what happens when preparation meets opportunity” - Seneca.
Pensando nisso, fizemos uma curadoria dos principais conteúdos sobre o tema para empreendedores que querem estar prontos quando o momento chegar.
Se a ideia é trazer novos parceiros e ideias para a organização, é necessário a construção de um motor que dê uma chance ao sucesso. Este, começa por entender quais são as principais avenidas do porque alguma empresa compraria a outra - Building A Great Company May Not Be Enough To Get Acquired.
Da mesma forma que a sua construção pode ser vista de maneira similar ao processo de vendas que depende de uma geração de um topo de funil que para uma empresa de software, pode ser feita no estilo guerrilha/hacker - Business Development 2.0 e o aprofundamento das principais etapas Guide to Growing via Partnerships
Como a cultura de uma empresa, a forma como os relacionamentos externos serão conduzidos com parceiros precisam ser regidos por princípios. O que não impede com que os dilemas pré comprometimento ao negociar os termos ou durante a vigência das parcerias deixe de existir - The Right Mindset and How to Make Tough Decisions.
Na busca eterna por playbooks e lições aprendidas por caminhos percorridos, cruzamos com dois compilados que detalham não só a importância mas principalmente o “quando” e o “como” executar e refinar a estratégia - Playbook de Corporate Development e o Guide to Business Development and Partnerships. Para ir mais a fundo, recomendamos o livro Magic Box Paradigm: A Framework for Startup Acquisitions.
Já o artigo lições da venda para o Yahoo é um kimono aberto sobre como gerir as percepções sobre o negócio para que o mesmo seja comprado, mesmo que a intenção seja vendê-lo e como garantir um período de earn-out mais suscetível ao sucesso.
O nosso time está sempre consumindo e compartilhando conhecimento sobre os os fundamentos e marcaros inerentes à jornada do empreendedor. Recomendo este artigo do Guilherme Lima, em sua newsletter, sobre os principais aspectos de preparação para o processo de venda. Além do Playbook de M&A e Corporate Development da Astella e DealMaker para aterrissar e consolidar as boas práticas sobre o tema.
Boa leitura e boas vendas!