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How-to: Como encontrar desenvolvedores

O desafio da contratação de profissionais de tecnologia sempre esteve no nosso radar, dada a sua importância para na construção e processo de escala das empresas nas quais investimos.Foram-se quase quatro anos desde o nossos dois posts com dicas de como encontrar e selecionar desenvolvedores, e desde então o desafio só aumentou.
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How-to: Como encontrar desenvolvedores
How-to: Como encontrar desenvolvedores

O desafio da contratação de profissionais de tecnologia sempre esteve no nosso radar, dada a sua importância para na construção e processo de escala das empresas nas quais investimos.

Foram-se quase quatro anos desde o nossos dois posts com dicas de como encontrar e selecionar desenvolvedores, e desde então o desafio só aumentou.

O mercado de trabalho está ainda mais competitivo na busca destes talento e, apesar de haver um número maior de profissionais disponíveis no mercado, tanto pela opção de carreira estudantil, quanto pela proliferação dos cursos on e offline, o volume e a experiência não bastam para atender a demanda.

Numa startup ou scale-up onde se entregue valor através da tecnologia, a falta de braços engajados e produtivos nessa área é um gargalo crítico, dada a velocidade de crescimento requerida para que: após comprovar product market fit & product channel fit, seja possível atingir os resultados de tração esperados pelo mercado para seu próximo round de investimento.

Como então encontrar e atrair essas criaturas?

Para encontrá-las vale saber que, segundo annual developer survey da Stack Overflow, 58% das contratações acontecem via:

  • Referral (indicação);
  • Sua página de vagas ou;
  • Processo de busca ativa da empresa.

e para atraí-las, é preciso entender o que as motiva:

  • Desafio técnico interessante com possibilidade de aprendizado;
  • Possibilidade de trabalhar com time talentoso e forte tecnicamente;
  • Construção de algo a ser usado por muita gente, de grande impacto;
  • Ambiente de trabalho e remuneração.

Na prática, sem um conjunto dos elementos destes dois blocos, a sua contratação vai depender de sorte. O que fazer? Aqui vai a um pequeno to-do list mastigado:

Action items:

  • Desenhe job-description grandioso, ressaltando: o impacto e desafio da posição, além do ambiente de trabalho e curva de crescimento.
  • Crie um programa de indicações com recompensas atrativas.
  • Faça uma página de vagas diferenciada, que transmita propósito, valores da empresa, ambiente de trabalho. Faça o mesmo na sua página do LinkedIn,
  • Inicie um processo de busca ativa* de candidatos.
  • por último, divulgue também a vaga em sites especializados**.

Bom trabalho.

Referências adicionais:

*Busca ativa:

  • Comece pela sua rede de contatos. Vale: amigos, família, advisors, colegas e investidores.
  • Use o LinkedIn! Construa uma lista de candidatos e entre em contato com eles. Assine o serviço se necessário.
  • Participe de eventos e meetups.

**Alguns sites especializados:

***Dicas avançadas ;-)

  • Volte a jogar D&D e procure comunidades (crie um grupo na empresa e convide interessados).
  • Responda dúvidas de programação (bem formuladas) em sites abertos. Convide as pessoas para um café e apresente a empresa como quem não quer nada.
  • Encontre fãns de Stranger Things. Discuta o Demogorgon.

Martino Bagini

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Martino Bagini

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