Na Astella, como em qualquer gestora de fundos de investimento em Venture Capital ou "Capital Empreendedor" em bom Português, executamos cinco macro atividades:
- Fund-raising: busca e seleção de investidores alinhados com a nossa visão de mundo e oportunidades criadas pela digitalização da economia;
- Originação: busca por empresas surfando essa oportunidade, com a combinação ideal de time, mercado e oferta;
- Investimento: a injeção de recursos para entrada na empresa como sócios, após revisão detalhada do negócio e termos e condições;
- Criação de valor: trabalho metódico de desenvolvimento dos pilares da empresa e sua estruturação, afim de apoiar os empreendedores em sua jornada;
- Saída: temos um mandato de concluir nosso ciclo, devolvendo aos nossos investidores, o capital investido, com um retorno compatível com a nossa classe de ativos (objetivo de 30+% a.a.).
Dentre estas, poucas pessoas sabem que praticamente 50–60% do nosso tempo é dedicado a fase de originação. Esta é uma tarefa crucial para qualidade do portfólio e para maximizar o seu retorno; além de ser uma das atividades mais subestimadas por novos gestores, seja VCs e CVCs (Corporate Venture Capitalists), quanto ao processo e aos números envolvidos.
No começo do ano já escrevemos e compartilhamos alguns dados sobre esta atividade na Astella:
VC Backed companies in Brazil
Achamos porém que valeria dividir um pouco mais, motivados dentre outros pelo interesse e repercussão do primeiro texto.
Meu objetivo é dar visibilidade aos nossos números e ao valor agregado por esta atividade em nossos processos, visto que, além dos investimento do fundo, nossos investidores também tem o direito de investir diretamente nas empresas que originamos.
Originação na Astella
A atividade de originação começa na nossa tese de investimentos; calcada em nossa visão das principais mudanças provocadas pela tecnologia no mundo, da qual derivamos os temas a serem pesquisados e investidos.
É um exercício estruturado para podermos focar nas oportunidades de investimento com maior potencial dentro de ciclos de crescimento que geralmente duram entre cinco e sete anos.
Partindo dessa visão, as oportunidades que originamos e analisamos vem de uma destas fontes:
Inbound vs. Outbound
Não se engane: apesar de 65% das oportunidades chegarem até nós, do ponto de vista qualitativo, as oportunidade de fontes "proativas" tem uma qualidade infinitamente maior. Na prática, se você é empreendedor procurando injeção de capital, saiba que ou você se destaca de cara, com material ou mensagem matadores, ou você corre o risco de cair na categoria do volume sem qualidade. Em números:
Num ano “normal”, identificamos ao redor de 900 startups (growing), entre as quais selecionaremos três ou quatro — entre 0,3 e 0,5%, nas quais investiremos em algum momento de 9 a 12 meses à partir do primeiro contato.
Destas, no ano passado, o macro foco das oportunidades eram:
Com os quatro maiores setores e foco sendo: Comércio Eletrônico, Fintechs, Marketplaces e Publicidade (Total ~60% das oportunidades). Algumas notas de destaque para oportunidades interessantes em setores ainda menos desenvolvidos tecnologicamente no Brasil, ou pelo menos ainda insipientes para investimento de VC, como: Hardware & IoT, Blockchain, RH, Alimentação e Moda (Total ~5% das oportunidades).
Além dos resultados quantitativos, esse processo gera dois outros resultados essenciais para aumentar as chances de sucesso da nossa atividade:
- Pulso do mercado: indícios de setores em crescimento; velocidade de crescimento, tração e margem por setor; valuation por estágio do mercado brasileiro; entre outros tantos insights preciosos para calibrar nosso foco, requerimento, ticket e termos.
- "Due-diligence": cada contato com empreendedores nos permite validar, não só os critérios de investimento da Astella, para cada oportunidade, mas é principalmente uma janela para due-diligence de todos os elementos não técnicos dos talentos, mercado e oferta. Essa due-diligence é na maioria das vezes muito mais importante do que a clássica fiscal-tributária-trabalhista etc., para empresas em estágio inicial*.
Quem olha para Venture Capital, ou fundos como nossos da família Journey, poucas vezes entende o quanto originação em escala seja um elemento chave para o sucesso de qualquer investidor!