Por Edson Rigonatti e Ana Rezende
Founders são uma usina de energia. Energia para alimentar a formação das suas 10 mil horas, irrigar seus times, seus clientes e investidores.
Sabemos que a vida é energia. É o fator primário de qualquer sistema e é responsável por tudo que fazemos e acontece ao nosso redor. Portanto, qualquer sistema requer uma fonte de energia, uma maneira de processar energia (metabolismo), uma rede de distribuição de energia e um desgaste natural do sistema (entropia).
Costumamos ouvir que “uma startup é como se fosse um foguete, provavelmente em função da sua característica de escalar, subir rápido”. Nós preferimos pensar que o foguete não é a startup, é o time de founders. São eles que possuem a energia incrível para vencer a força gravitacional, ou melhor, os desafios de empreender. É a escala das habilidades deles que leva a startup a subir rápido e não o contrário.
A competência “processar energia” (metabolismo) pode gerar diferentes interpretações. A que usamos é o conceito que o livro “For Your Improvement” traz. O livro considera que o processamento de energia é uma competência complexa composta por 3 competências mais simples: