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Capítulo 7 — Indo com o Fluxo

As correntes oceânicas, também chamadas de rios submarinos, fluem por grandes distâncias, e em conjunto formam uma esteira rolante global, transportando nutrientes que alimentam os diversos ecossistemas marinhos; permitindo a migração de peixes e outras espécies; e determinando o clima de muitas regiões ao redor do planeta.
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Capítulo 7 — Indo com o Fluxo
Capítulo 7 — Indo com o Fluxo

As correntes oceânicas, também chamadas de rios submarinos, fluem por grandes distâncias, e em conjunto formam uma esteira rolante global, transportando nutrientes que alimentam os diversos ecossistemas marinhos; permitindo a migração de peixes e outras espécies; e determinando o clima de muitas regiões ao redor do planeta.

Muitos empreendedores não sabem, mas o destino do crescimento de suas empresas está intimamente ligado a achar ou escolher uma corrente que facilite a sua jornada.

Enquanto as correntes marítmas são medidas em sverdrup (ou sv), as correntes de crescimento de uma startup são medidas em LTV/CAC, ou seja o valor de um cliente ao longo do tempo dividido pelo custo de aquisição. Quanto maiores são as oportunidades de venda em segmentos similares ao redor do globo, menor é o custo de aquisição de crescimento, e mais longe pode-se chegar. Mas a cada nova persona, novo canal de leads, novo canal de distribuição, ou a cada adaptação do produto, cria-se fricção e se perde um pouco de velocidade potencial.

Existem 5 principais correntes “startupiânicas”:

  • Viralidade: consumidores contaminam amigos, familiares e seguidores com o seu produto (ex.: produtos de uso pessoal como Facebook, Whatsapp);
  • Efeito Dominó: clientes carregam o seu produto para outras regiões onde tem filiais, ou para outras empresas do grupo, ou ainda para a sua rede de fornecedores (ex.: produtos de hardware e software vendidos para grandes empresas);
  • Plataformas: empresas com grande números de clientes ou consumidores que permitem a venda e distribuição do seu produto em sua base (ex.: produtos vendidos em app stores e API stores);
  • Distribuidores: caixeros viajantes modernos que vivem de levar produtos e serviços de terceiros para clientes (ex.: produtos vendidos através de VARs);
  • Cartilha: empresas que tem um modelo replicável e escalável com equipe própria de vendas ou expansão geográfica (ex.: produtos vendidos na nuvem e marketplaces).

Cada uma dessas correntes pode ter um direcionamento local, regional ou global. Todas podem seguir rumo ao sonho grande, cabeludo e audacioso. Embora seja possível trocar de corrente ao longo do tempo, é praticamente impossível pegar duas ao mesmo tempo. Basta escolher, focar e executar.

Qual o seu fluxo?

Edson Rigonatti

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Edson Rigonatti

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