A Tomada da Bastilha foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Sua queda é tida como um dos símbolos da Revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa.
Assim como em todos os movimentos revolucionários, sociais e empresariais, a Queda da Bastilha foi um tipping point resultante de uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que a tornaram possível de acontecer.
Cabe a todo revolucionário reconhecer que a realização do sonho grande, cabeludo e audacioso requer um contexto ideal: o lugar certo, a hora certa, sob circunstâncias e condições ideais.
Ataque cedo de mais e o hábito das pessoas ou a infraestrutura mercadológica ainda não permitirão o consumo do seu produto. Ataque tarde de mais e outros revolucionários já terão tomado seu lugar ao sol.
Para cada grande sucesso no mundo das startups, existe alguma outra empresa que já tentou algo parecido no passado e falhou. Em alguns casos, elas podem ter falhado por erros de execução, mas a maioria faliu simplesmente porque o mercado ainda não estava preparado para ela. Para praticamente em tudo que você puder imaginar fazer ou empreender, alguém já tentou e não conseguiu seguir adiante.
Dodgeball, Friendster, AskJeeves, Palm, Plaxo e LoudCloud foram todos pioneiros em seus respectivos mercados, mas todos falharam; enquanto Foursquare, Facebook, Google, iPhone, Linkedin e Amazon AWS algum tempo depois foram bem sucedidos.
Esse tipo de timing de mercado não se refere a lançar um produto neste ou no próximo trimestre, mas sim a saber quando a infraestrutura social e de mercado estará propícia para a adoção em massa do seu produto.
Por quê agora é a sua hora?