Enfrentar a sorte é quase sempre como navegar contra os deuses em meio a uma tempestade. Mas qual foi mesmo o motivo de termos nos lançado ao mar? O sonho grande, cabeludo e audacioso apresenta apenas o ponto de partida e o de chegada. E ao longo do caminho imprevisível, cada passo torna-se visível apenas quando estamos prestes a dá-lo.
Para mantermos a disciplina enquanto exploramos as oportunidades ao longo do caminho, usamos uma tese de investimento: uma combinação das nossas competências com as coisas nas quais acreditamos.
Afinal, se não formos diferentes, qual o propósito de existirmos? E qual o conjunto de coisas nas quais acreditamos ?
- A tecnologia não vai substituir o homem, mas sim maximizar o seu potencial;
- A natureza humana é imutável, mas a tecnologia muda todos elementos do comportamento humano;
- Por isso, TODAS as empresas serão, em breve, empresas de tecnologia;
- Uma empresa de tecnologia é aquela que embarca digitalmente o seu produto, o seu relacionamento com clientes e a sua operação;
- Só empresas lideradas por empreendedores tem a paixão, a energia e a visão necessárias para cruzar o abismo das mudanças tecnológicas;
- Apenas com 10,000 horas de vôo em ferramentas digitais ou no job-to-be-done é possível maximizar o sucesso;
- Só quem quem tem fome de aprender consegue enfrentar as incertezas da jornada;
- O arquétipo de crescimento só se materializa quando há product-market fit;
- É a experimentação que permite encontrar product-market fit. Em muitas circunstâncias, é preciso de anos para encontrá-la;
- Existe uma padrão de crescimento. Não uma fórmula, mas um conjunto de princípios que permite otimizar cada fase da jornada;
- A rota do crescimento não parte do todo, mas do foco e das suas partes adjacentes, que somadas, formam o todo;
- Crescer rápido é bom, mas criar valor é melhor ainda;
- O dinheiro acelera o crescimento, mas não compra valor;
- Sucesso não é criar uma empresa de bilhão, mas sim uma empresa que capture valor.
E você, no que acredita?