Photo by Nastuh Abootalebi on Unsplash
Atualizado em abril de 2024.
O funil de análise de uma empresa na Astella, antes da tomada de decisão de investimento é composto por 6 etapas: Cadastro (lead) > Oportunidade > Partner Deal > Meet the Family > Deep Dive > Comitê de Investimentos.
No topo do funil, temos o total de startups que chegam até nós. Ao longo dos últimos anos, temos recebido cerca de 900 a 1000 novas empresas por ano.
Dessas, entre 30% a 40% se tornam uma Oportunidade, ou seja passam para uma fase de análise mais ativa com algum membro do time de investimentos, com pelo menos uma conversa síncrona.
A próxima etapa, chamada de Partner Deal, é quando um dos PODs de investimento (atualmente são 3) engaja ativamente com a empresa, e vai construindo uma jornada ativa de interações na busca da contrução da convicção sobre aquela determinada startup.
Alguns Partner Deals, chegam até nossas reuniões de Meet the Family, tipicamente entre 4 a 6% do nosso dealflow total.
A reunião tem esse nome porque é o momento onde o POD que está liderando o investimento apresenta para todos a oportunidade, como uma forma de buscar ajuda tanto noprocesso decisório do GP líder como para trazer perspectivas e feedbacks construtivos para a oportunidade.
O objetivo deste post, é darmos melhor visibilidade do processo de engajamento da Astella com a startup depois de ser qualificada para o Meet The Family.
Antes das reuniões
Uma das primeiras ações, pré-reunião, é o compartilhamento das informações da empresa (deck e outros materiais descritivos) com antecedência, feito pelo time de investimento responsável pelo relacionamento com a startup, bem como o porquê eles(as) acreditam que é uma boa oportunidade para sua consideração e como gostariam de ajuda do time para apoio na construção de sua convicção.
Simultaneamente ao compartilhamento das informações com os demais, o responsável pela oportunidade agendará a data do encontro dentro das próximas segundas-feiras e enviará o convite aos participantes.