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Product-market fit (“PMF”) e falta de foco (“FF”), versão tech da música Amor e Sexo, da Rita Lee.
PMF é uma saga
FF é lição
FF é diversificação
PMF é sorte
PMF é execução com teorema
PMF é série
FF é fotocinema
FF é imaginação, fantasia
PMF é prosa
FF é pseudopoesia
O PMF nos torna escaláveis com ciência
FF é uma selva de epiléticos, ineficiência
PMF é religioso
FF é pagão
PMF é latifúndio
FF é diluição
PMF é divino
FF é banal
PMF é bossa nova
FF é carnaval
PMF é para sempre
FF também
PMF é do bom
FF é do além
PMF sem foco
É utopia
FF sem PMF
É verdade, tripudia
FF é um
PMF é dois
PMF antes
FF depois
FF vem dos outros
E vai embora
PMF vem de nós
E demora
PMF é isso
FF é aquilo
E coisa e tal
E tal e coisa
Ai o PMF
Não o FF
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Na linda música da Rita Lee e Arnaldo Jabor, aprendemos sobre a complexa relação entre amor e sexo. Felizes estamos em apresentar o nosso playbook para ajudar em um debate tão complexo quanto o da música: product-market fit, que deriva do foco. Lá vocês terão a curadoria de conteúdo para trilhar essa jornada, e aqui, além da livre “atualização” da música acima, trazemos uns benchmarks quantitativos para essa melhor sensibilidade do PMF.
Já escrevemos sobre a noção de PMF não ser binária, e sim fluida. Mas podemos ir além, buscando indicações do mercado, o Outside View, para compararmos a qualidade do nosso PMF. Para isso, temos 2 principais variáveis que serão preponderantes para 90% dos casos de análise dos fundos de VC: velocidade do crescimento e maturidade da sua receita (GMV no caso de marketplaces não administrados).
Estamos trabalhando com a velocidade de crescimento (“growth”) a partir de 2 frameworks: 3D2T e a linha de Mendoza. Deles, derivam os níveis aproximados de crescimento por estágio:
Comentários:
- Leia-se: quando estiver levantando a rodada de seed, meu crescimento anualizado deve estar acima de 300%, para chamar a atenção dos fundos de VC;
- Dentro da Astella, para comparar as startups com esses benchmarks, estamos fazendo a média simples de crescimento dos últimos 6 meses e anualizando, para diminuir a volatilidade dos dados mensais, tentando evitar falsos positivos;
- Vale o ARR para SaaS, receita bruta para Consumer e GMV para marketplace. Se o business tiver optado estrategicamente por não gerar receita nessas fases, outras métricas podem indicar o crescimento. Geralmente são métricas de engajamento de produto, como descrevemos nos artigos sobre atomic network.
Quando falamos dos benchmarks para a maturidade de receita, estamos descrevendo uma foto do momento de mercado, assim como discutimos nos artigos de métricas de rodadas e tração. Uma foto atual abaixo:
Comentários:
- Esses dados acima pegam a base toda de investimentos de VC, globalmente. Temos diferentes níveis dependendo do modelo de negócios, além da referência de marketplace ser de GMV. Se tiverem interesse em discutir por modelo de negócio, podem entrar em contato;
- Atualizamos esses dados mensalmente. As mudanças mensais não são drásticas, mas ao longo do tempo fazem a diferença, dados que o sistema de investimentos é complexo e adaptativo. Exemplo: notar a diferença entre o histórico de 2006 até 2021 e a foto atual.
Agora vamos fazer o exercício usando as 2 variáveis acima, considerando o modelo de negócio de SaaS. Em qual quadrante a sua startup ficaria para uma rodada de seed?
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O eterno e fascinante debate sobre PMF continua! Pelo estudo que fizemos sob a liderança do Guilherme Lima, podem notar o quão importante é o conceito para a nossa casa. Investimos com o intuito de atingir o PMF com a maior força possível, com foco, para liderarmos a rodada seguinte e, na esteira da ciência do crescimento, estabelecer as próximas hipóteses de maneira fundamentada. Mas isso não quer dizer que as métricas quantitativas acima sejam condições únicas para os levantamentos de capital. São indicativas, necessárias, mas podem não ser suficientes dependendo das análises qualitativas. O algo a mais é primordial! Parafraseando o Prof. Villalobos, do filme ganhador do Oscar de melhor filme de 2022, Coda, perguntando para a personagem principal, Ruby Rossi (tradução livre): “existem muitas vozes bonitas com nada a dizer. Você tem algo a dizer?”
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Playbook Astella de Product-Market Fit
- Playbook de Product-Market Fit #1: Introdução
- Playbook de Product-Market Fit #2: Alguns Fundamentos Básicos
- Playbook de Product-Market Fit #3: Segmentação e o Fortalecimento do Product-Market Fit
- Playbook de Product-Market Fit #4: Do Product-Market Fit à Escala
- Sobre Crescimento: Amor e Sexo / Product-Market Fit (“PMF”) e Falta de Foco (“FF”)
- Playbook de Product-Market Fit #5: Sobre Pessoas e a Construção da Empresa no Pré-PMF
- Os Aprendizados da Omie, Sallve e Cayena sobre Product-Market Fit