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A Jornada Empreendedora

Por Edson Rigonatti e Ana Rezende
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A Jornada Empreendedora
A Jornada Empreendedora

Muitas tradições antigas como a astrologia, a cabala e o tarô têm, entre muitos outros elementos, um pilar central que busca concatenar atributos e atividades com a passagem do tempo. Os símbolos do zodíaco surgiram das atividades que deveriam ser executadas a cada etapa do ano conforme as estações da Eurásia. Na cabala, conta-se a passagem dos 7 atributos da vida ao longo do dia, semana, mês e anos. No tarô, os arcanos maiores percorrem pelas etapas da jornada, que se repetem em diferentes situações da vida. 

Essas estruturas buscam trazer ordem ao caos da vida. Elas nunca são determinísticas, mas orientadoras, nos lembrando dos ciclos e das atividades que devem ser realizadas. Assim também, podemos buscar trazer alguma arquitetura para os caóticos desafios da vida empreendedora. 

Seja ao longo de um dia, uma semana, um mês, um trimestre, um ano fiscal, estamos continuamente percorrendo o ciclo da ideia ao próximo sonho. Entender esse ciclo empreendedor e buscar a melhor concentração periódica desses atributos e atividades de acordo com a sua personalidade e tipo de empresa é fundamental para a sua produtividade e evolução. Seria como um plano de aprendizado e melhora continuada!

  • Ideação: segundo Machado de Assis, "palavra puxa palavra, uma ideia traz a outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução". Todos nós somos fontes inesgotáveis de ideias. Como você cuida das palavras e ideias que surgem na sua mente e escolhe quais vai compartilhar com o mundo?
  • Incorporação: sem um útero, um receptáculo, uma arquitetura, as ideias ficam perdidas, soltas, sem destino. Incorporar - dar corpo, é fundar uma empresa, um grupo, uma associação, etc., para que as idéias se desenvolvam e se tornem produtivas. Arquitetos, artistas, designers são craques na arte de "incorporar" suas ideias em desenhos. Como você está evoluindo sua capacidade de incorporação?
  • Product Management: O Steve Blank estima que são necessárias mais de 8 mil ideias para se alcançar o product market fit. A gestão de produto é a arte e ciência de coletar as suas ideias, do seu time, dos seus clientes, dos seus investidores; definir um modelo de tomada de escolha e priorização das infinitas possibilidades e encaminhamento para que vai de fato construir o prédio, a casa, o produto. Qual é o seu playbook?
  • Product Development: uma vez decidido o que construir, como você garante que a fundação (banco de dados), estrutura predial (regras de negócio) e decoração (UX) vão estar prontos no dia da inauguração?
  • Marketing: como você aprende a tocar o maior número possível de pessoas para a sua revolução? Como você aprende o que elas querem escutar? Como falar das suas ideias? Como engajá-las no seu sonho?
  • Vendas: como você aprende a crescer com velocidade e eficiência, garantindo topo, meio e fundo de funil, gerando assim os recursos necessários para o crescimento?
  • Customer Success: como você projeta a jornada do seu cliente e mapeia para eles o que devem fazer para garantir que a experiência seja incrível e adorável?
  • Technical Support: como você melhora a cada dia o seu atendimento reativo e proativo das pessoas que acreditaram nas suas ideias? Como você aprende a servi-las com o custo certo, garantindo felicidade para elas e para o seu negócio?
  • Operações: como você aprende e desenvolve os processos para que pessoas possam se juntar ao seu time e assim executar produto, marketing e vendas, atendimento e atividades administrativas financeiras?
  • Talent Management: como você forja e refina suas habilidades para atrair, treinar, desenvolver e motivar talentos? Como você treina suas habilidades de liderança e gestão? De quanto em quanto tempo você aprimora esse processo?
  • Finanças: assim como musculação, quem prepara o seu treino para garantir que suas ideias tenham um "unit economics" apropriado, que sua empresa tenha os demonstrativos financeiros adequados para seu estágio, que seu planejamento de longo prazo seja concatenado para que você aponte para o seu time e investidores para onde está indo?
  • BHAG: e por fim, como você expande continuamente a sua musculatura para sonhar sonhos cada vez maiores (big), cabeludos (hairy) e audaciosos (audacious)?

Seja qual for sua rotina, pense em como trabalhar esses 12 pontos. Crie o seu plano de estudo, de prática e de melhoria contínua para você, seu time e sua empresa.

Ana Rezende e Edson Rigonatti

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Ana Rezende e Edson Rigonatti

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