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3a Temporada — O Velho Oeste

Uma vez entendido o tipo de desafio a ser enfrentado na jornada (mercado e indústria onde se insere a oportunidade), e qual a equipe que irá desbravar o desconhecido, passamos a explorar se a caravana (empresa e produto) está devidamente estruturada.
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3a Temporada — O Velho Oeste
3a Temporada — O Velho Oeste

Uma vez entendido o tipo de desafio a ser enfrentado na jornada (mercado e indústria onde se insere a oportunidade), e qual a equipe que irá desbravar o desconhecido, passamos a explorar se a caravana (empresa e produto) está devidamente estruturada.

Como o Velho Oeste é um território árido e vasto, quanto melhor equipada a caravana, melhor. Muito peso atrapalha e atrasa. Poucos mantimentos não garantem chegar ao próximo entreposto.

  • Persona bem definida (ponto de ataque): existe um grupo de potenciais compradores identificado para o qual o produto oferece benefícios claros e irrefutáveis? Embora o objetivo seja a dominação da galáxia, temos que conquistar um território por vez.
  • Inimigo identificado: está claro quem é o inimigo? São os índios? os cara-pálidas? ou vamos ter que descobrir no meio do caminho e teremos uma surpresa a cada canyon?
  • Posicionamento: temos mapeada a mente dos consumidores e sabemos como eles nos comparam ás alternativas que tem à mão? Como eles interpretam os benefícios, e não as funcionalidades? A proposta de valor soa autêntica?
  • Precificação: entendemos como funciona a calculadora mental que o consumidor usa para definir valor justo? Existe alguma âncora de preço na mente de potenciais compradores? Está claro qual é o tíquete médio, e quais as variáveis de preço?
  • Margem bruta: o que sobra de carne comestível depois de se limpar a pele, retirar as vísceras, patas e chifres?
  • Crescimento: qual a velocidade e ritmo do comboio? É constante? Crescente? Muitas paradas ao longo do caminho para descanso?
  • Fidelidade: os clientes adoram o balançar da carruagem e não tem nada que os faça desistir da aventura? ou quando você olha para trás vários deles pularam fora ou caíram no meio do deserto?
  • Canal de venda próprio: sabemos como atrair e conquistar clientes tendo o nosso destino nas nossas mãos ou dependemos de mercenários?
  • Ciclo de caixa: entendemos qual o ritmo de consumo de água do comboio e como achar água ao longo do caminho, ou vamos ter uma surpresa quando acabar a última gota d’água do cantil?
  • Eficiência de capital: a equipe opera com a quantidade certa de mantimentos para produtividade máxima ou tem gente engordando/definhando?
  • Vantagens competitivas: quantos nativos ou exploradores cheio de cicatrizes fazem parte do comboio? ou vamos só de aventureiros de primeira viagem?

Da-lhe Bat Masterson!

Edson Rigonatti

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Edson Rigonatti

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