Foto de Imre Tömösvári na Unsplash
Este é um assunto que está na cabeça de todos os investidores quando olham um pitch com uma tração inicial. Em outros textos, mencionei Falso Positivos na busca de PMF e alguns founders me procuraram para expandir sobre o assunto. Nos últimos meses, estive lendo o livro chamado "Os Erros das Startups", de Thomas Eisenmann - livro que destaquei nos livros lidos em 2023 da Astella, - e ele tem um capítulo que elabora sobre o Falso Positivo, com exemplos, que me trouxeram mais um pouco de repertório para o meu dia a dia na busca de identificar e ajudar os founders a não se iludirem.
No livro, o autor descreve o Falso Positivo como um fenômeno em que resultados iniciais são interpretados como mais promissores do que realmente são. Geralmente acontece quando a resposta positiva dos primeiros usuários é extrapolada para o restante do mercado. Isso leva a uma decisão, geralmente precipitada, para uma expansão e escala prematura, que, no final, se mostra injustificada. Como consequência, desencadeia um movimento falso que engana a todos, pois no momento seguinte não existe o mesmo mercado pujante inicial. Quando percebemos, já consumiu os recursos, principalmente o de tempo e capital, e sem novos clientes se torna difícil de evoluir, ou até de sobreviver. Geralmente, pivots e ajustes devem ser feitos.
Acredito que o conceito do abismo - do livro Crossing the Chasm - ajuda a explicar o Falso Positivo. Tentar cruzar o abismo sem ter a proposta de valor e produto completo o suficiente para atender o mercado convencional, te leva para o fundo. Às vezes, o mercado early-adopter responde tão bem que cria essa falsa sensação.
Por exemplo, em setores velozes, como mercados de aplicativos de consumo, gadgets, jogos, etc., onde existem muitos usuários early-adopters, os falsos positivos tendem a aparecer mais. Nesses mercados, entendo que o maior desafio para cruzar é o da distribuição para chegar à massa. Do outro lado, em mercados com menos early-adopters, onde o peso do status-quo é alto (setores lentos), ao contrário, pode-se ter mais falso negativos. Estes dois tipos extremos de clientes exigem estratégias de GTM e PMF muito diferentes. Um caso de uso claro e uma boa mensagem do "por que agora?" podem ser muito relevantes para adentrar nestes mercados.
Suspeitar e fundamentar os movimentos de aceleração do seu negócio e manter um mindset de eficiência são alguns princípios básicos para não cair no Falso Positivo