Dumbledore e Harry Potter, John Wooden e Kareem Abdul-Jabbar, Q e James Bond, Sir Alex Ferguson e Cristiano Ronaldo, Gandalf e Frodo, Bernardinho e Giba, Yoda e Luke, Larisa Preobrazhenskaya e Anna Kournikova, Dory e o pai do Nemo… Essas são apenas algumas das duplas reais ou fictícias que representam uma das coisas que há de melhor na humanidade: a relação entre o talento e seu mentor.
Essa relação pode acelerar a construção do talento, já que conhecer as armadilhas que levam ao sucesso e ao fracasso permite aos empreendedores afiar suas principais habilidades: a alocação de recursos — que se resume ao processo de escolha contínua de como destinar tempo e dinheiro às atividades com maiores chances de sucesso.
Mas como achar um mentor para chamar de meu? Buscando mentoria, aconselhamento ou investimento com pessoas que gostem de você e do desafio que você vai enfrentar. Essas pessoas, geralmente mais escutam do que falam, são alérgicas aos papos inspiracionais e oferecem centenas de pequenos ajustes. Eles conseguem examinar, diagnosticar e prescrever em segundos.
Eles são mestres da arte do aprendizado: explicam, demonstram, corrigem, nos ajudam a imitar e a repetir. Eles nos mantêm envolvidos e desejosos por mais e mais do conhecimento deles. Segundo o Daniel Coyele, eles têm quatro grandes virtudes:
1) Uma matriz de conhecimento orientado à ação que permite a eles responder com criatividade e eficiência à necessidade dos seus mentorados;
2) Altamente perceptivos, conseguem nos entender e nos tratar dentre as nossas especificidades;
3) Um reflexo GPS que nos guia de maneira clara em frente, a direita, a esquerda, etc.;
4) Uma honestidade teatral desconcertante, com sua gírias, referências e jeitos que nos fazem entender sua mensagem.
Esses mentores nos escolhem mais do que são escolhidos. Eles querem saber o quão interessados estamos em aprender e se estamos comprometidos com o desafio no longo prazo.
Na nossa experiência, existem 3 qualidades que mentores devem possuir para impactarem mais positivamente na jornada dos founders: