Walter Isaacson, o biógrafo oficial do Steve Jobs o descreve como “um empreendedor criativo, cuja paixão pela perfeição e energia feroz, revolucionou seis indústrias: computador pessoal, filmes animados, música, telefone celular, computadores tablet, e mídia digital.”
Mas muito mais que um revolucionário e/ou visionário, Steve Jobs possuía um entendimento profundo dos desejos, necessidades e vontades humanas. Ele conhecia intimamente quais problemas as pessoas estavam buscando resolver; assim como a tecnologia, tanto em hardware quanto software, poderia resolvê-los. No fundo de sua alma, ele era um Product Manager (Steve Jobs Told Me Why He Loved Being A CEO).
Nós poderíamos destilar a sua sabedoria (talvez sua magia?) em 11 elementos eternizados por suas célebres frases, a quais iremos explorar nos próximos Passos:
- Product Management: “Inovação não tem nada a ver com quantos dólares de P&D você tem. Quando a Apple criou o Mac, a IBM investia 100 vezes mais em P&D. Não é o dinheiro que importa. O que importa são as pessoas que você tem no time e como você as lidera. “
- Whole Product: “O design de um produto é a alma de uma criação feita pelo homem que se expressa em diversas camadas de um produto ou serviço”
- Positioning: “Um iPod, um telefone celular, um aparelho de dados móvel… esses NÃO são três aparelhos separados! Nós o chamamos de iPhone! Hoje, a Apple está re-inventando o telefone. E aqui está ele.”
- Job-to-be-done: “Quanto mais profundo o entendimento do comportamento humano, melhor será o design de um produto.”
- User Experience: “O design não é apenas a forma ou a aparência de um produto. Design é como ele funciona na mão de alguém.”
- Market Requirements: “Você pode apenas perguntar o que os consumidores querem e tentar produzir e entregar o que foi pedido. Mas quando você estiver terminando de produzir, eles já vão querer algo diferente.”
- Idea Management: “É preciso muita disciplina para transformar ideias interessantes e novas tecnologias em uma empresa que pode continuar inovando por anos. É preciso aprender a dizer não.”
- Prioritization: “Foco e simplicidade tem sido meus mantras. O simples pode ser bem mais difícil que o complexo: você tem que dar duro para limpar seu pensamento e torná-lo simples.”
- Roadmapping: “Primeiro veio o mouse. Depois o click-wheel. E agora, vamos levar o multi-touch a mercado. Cada uma dessas interfaces revolucionárias permitiu a criação de um produto revolucionário — o Mac, o iPod e agora o iPhone.”
- Specification: “Os consumidores nos pagam por uma coisa apenas — destilar com afinco todos esses detalhes de uma maneira fácil e gostosa para que eles possam usar nossos computadores.”
- Product Requirements: “O motivo principal pelo qual a Apple foi capaz de criar produtos como o iPad foi porquê nós sempre buscamos estar na intersecção entre a tecnologia e as artes liberais.”
Pronto para o nosso último sprint? “Stay hungry. Stay foolish.”