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“A excelência naconstrução de um marketplace é mais sutil e menos sistemática do que outros modelos financiados por venture capital, e para cada marketplace de sucesso, você encontrará um excepcional empreendedor que superou na execução todos que atacaram o mesmo mercado. Adicionando às características de um grande marketplace, você precisará de um empreendedor de classe mundial para tornar o sonho realidade.”
All Markets Are Not Created Equal: 10 Factors To Consider When Evaluating Digital Marketplaces. Above the crowd, do Bill Gurley. Tradução livre.
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Depois do sucesso da nossa publicação “Sete Lições Sobre Marketplaces”, começamos aqui a série de posts onde vamos aprofundar alguns conceitos e trazer ainda mais insights de cada lição. E como nossa vida não é linear, vamos começar falando da lição 5: como podemos comparar as métricas macro (investimentos, tração, pre money valuation) por rodadas dos marketplaces?
Investimentos por rodada:
Comentários/insights:
- Nossa base de dados não mostra diferenças substanciais na necessidade de investimentos nas primeiras rodadas, durante o early stage.
- No entanto, durante as entrevistas que fizemos, nos chamou atenção o fato de que o "job-to-be done" ou o objetivo das rodadas early stage para marketplaces era diferente do SaaS. PMF dos marketplaces é atingido em rodadas de série A, ao invés de ser tradicionalmente o objetivo para a rodada Seed. Logo, podemos pensar que os marketplaces precisam de mais investimentos e mais tempo para atingir o PMF, e portanto, representam um risco maior durante o early stage. Trataremos disso melhor na lição 2.
- Por outro lado, nos parece que a diferença de tamanho de rodadas no late stage derivam de uma menor percepção de risco e/ou de um potencial de prêmio ou ganho maior. Quando falamos desse prêmio, vamos além dos casos que vivemos hoje de Amazon e Mercado Livre: nossos estudos indicam que quando estamos diante de marketplace com resultados históricos em linha com o quartil de elite, os valuations descolam do mercado.
- Nós vamos trazer mais detalhes e aprofundamento sobre esse ponto, mas já adiantamos que efeito de rede e economia de escala são muito importantes para o sucesso dos marketplaces e leva tempo para construir NfX. Leva tempo para que o volume de alternativas, possibilitado pela agregação de oferta e demanda na mesma plataforma, e a nova experiência proposta seja de fato relevante para um grupo de pessoas. E é por isso que Andrew Chen, ao descrever o conceito de Atomic Network, sugere que os empreendedores entendam qual seria a menor rede possível de pessoas que consiga sobreviver e se manter por conta própria. Alcançar o Atomic Network é um objetivo extremamente importante porque traz ao time possibilidade de escala e previsibilidade.
Tração por rodada:
Maturidade do GMV (Gross Merchandise Volume) - Mensal
Comentários/insights:
- Usamos a nossa base de dados, além da adição do Napkin B2B Marketplace da Point Nine para comparação;
- Nota sobre limitações do Napkin: viés de sobrevivência, dados limitados a 51 rodadas, foco somente no B2B, base Europa. Mas trouxemos pela ampla utilização da referência deles;
- Essa gráfico acima seria uma foto do mercado em 2022, sendo que atualizamos mensalmente para acompanhar a evolução das métricas;
- O GMV vale mais que a receita como medida de tração por ser a métrica norte de quase todos os marketplaces (lição 3). Quando se trata de receita, as estratégias para monetizar o valor agregado da plataforma são diversas, e por isso a grande variedade de estratégias de precificação e cobrança através de take rates, que tornam o debate bastante complexo (lição 4).
Velocidade do crescimento
- Aqui temos mais dificuldade de ver de forma agregada a diferença de velocidade de crescimento dos marketplaces nas fases iniciais. Mas a teoria indica que os poucos que conseguem evoluir nas rodadas conseguem acelerar o crescimento depois e vencer a limitação natural da linha de Mendoza, por causa dos efeitos de rede. E seria essa a razão do prêmio para os marketplaces do quartil de elite? Nós acreditamos que sim e vamos trazer mais aprofundamento sobre esse tema nos próximos posts.
Pre money valuation por rodada:
Comentários/insights:
- Aqui podemos ver que quando se acha um marketplace de primeiro escalão, ele tem uma chance considerável de descolar do mercado em termos de precificação por rodadas. Conforme comentamos antes, prêmio provavelmente derivado do efeito de rede como uma vantagem competitiva valiosa;
- Vale ressaltar que, mesmo com a necessidade de mais tempo e investimento para o PMF, os investidores pagam um prêmio para marketplaces , já a partir da série B! Isso reforça essa caça ao tesouro dos marketplaces como fonte de alpha para os portfólios dos fundos de VC. Nossa hipótese é que ao alcançar efeito de rede, as plataformas de marketplaces começam a melhorar seus unit economics refletidos em: (i) redução de custo de aquisição de clientes (eficiência no longo prazo), (ii) aceleração de crescimento, (iii) possibilidades adjacentes de monetização da mesma base na plataforma e (iv) barreiras de entrada para competidores. Desta forma, se comprovada, a melhora de unit economics pode comandar um prêmio.
Olhar os marketplaces de forma agregada é um desafio. Mesmo assim avançamos, a despeito das limitações de todos os modelos, para trazer dados que nos ajudem a entender melhor os contextos e tomar melhores decisões, junto com os outros loucos o suficiente para empreender, mundo afora!
Esse texto faz parte da nossa série sobre as "Sete Lições sobre Marketplaces". Caso queiram se aprofundar no tema, seguem aqui algumas sugestões de leitura: