As 10 mil horas de um empreendedor: Como grandes talentos são forjados
Este é o segundo texto da série que começou com o "O Elixir do Talento".
Talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que pode ser usado produtivamente, de acordo com Marcus Buckingham e Donald Clifton, no livro Descubra seus Pontos Fortes.
O que define se alguma habilidade é ou não um talento é o resultado que ela produz. Ou seja, mesmo traços aparentemente negativos podem ser considerados talentos, se puderem ser produtivos, por exemplo: introspecção, mesmo que muitos digam que o mundo é dos extrovertidos, uma pessoa que precise mais de concentração do que de expansão no seu dia a dia, ela tem na introspecção um de seus talentos.
Se você quer descobrir seus talentos, não basta apenas se atentar ao que você faz com facilidade, é necessário monitorar suas reações espontâneas, imediatas, diante das situações que você vive e o resultado que elas geram. As suas reações rápidas lhe ensinam quais são as suas conexões mentais mais fortes, as conexões sinápticas mais vigorosas.
Se você não gosta muito dos padrões das suas reações você pode esboçar um novo desenho.
Não importa a atividade, parecem existir diferentes caminhos para quem quer ser e manter-se talentoso. No livro Código do Talento, Daniel Coyle destila essa jornada em 3 elementos: a ignição, a prática deliberada, e a ajuda de um técnico.