Foto de Nick Morrison na Unsplash
PR, abreviação em inglês para o termo Relações Públicas, é o conjunto de iniciativas que geram mídia "conquistada" para uma marca ou pessoa. Envolve criar e disseminar mensagens positivas sobre a marca, construir credibilidade e confiança, e gerenciar situações de crise. As estratégias de PR são importantes durante toda a jornada de uma startup e para todos os negócios.
Aqui, no entanto, eu trarei um recorte para as startups que estão em estágio inicial, criando um MVP ou buscando o product-market fit. Nesse estágio já existe uma necessidade latente de construção de posicionamento no mundo externo para (i) atrair potenciais usuários do produto, o que chamamos aqui na Astella como fonte de água limpa; (ii) construir credibilidade que apoie a busca pelo PMF; (iii) ganhar visibilidade no ecossistema de investidores; (iv) falar sobre problemas ou oportunidades que vão ajudar na transformação do setor e, eventualmente, eliminar barreiras de entrada do produto. Além disso, mais tarde na jornada, as iniciativas de PR também serão extremamente relevantes para atrair novos talentos como pilar de employer branding.
Para colocar na rua um planejamento de PR, é preciso construir e manter relacionamento com pessoas-chave e entender o que cada canal se interessa em contar. Com isso em mãos, você poderá ofertar os dados e informações apropriadas como fonte de pauta. Lembrando que a chance da estratégia dar certo depende da qualidade e atratividade da história que é contada no ponto de vista do jornalista ou responsável pelo canal de comunicação (como podcasts, perfis nas redes sociais, eventos, entre outros).
Abaixo, eu listei algumas dicas para quem está considerando implementar uma estratégia de relações públicas.